segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

DIREITO DE RESPOSTA

Mais uma vez os ASD dão tapinhas nas nossas costas, nos chamam de amigos e irmãos...

...Mas bem no fundinho de seus corações; eles estão ansiosos para assistir do parapeito da Cidade Santa...

...Todos aqueles que pensam diferente deles, virarem carvão no lago de fogo e enxofre. 


Como diz o ditado: "Com amigos como esses, quem precisa de inimigos?"   

Essa tinha que virar um Post (tirei dos comentários): 



w. lima disse...




Quer dizer que o falso profeta resolveu apareser antes do fim da profecia foi,só falta agora vossa Eminencia querer ser a propia besta.Portanto lave sua boca seu facinora,pra poder falar de um povo santo,raça eleita a menina dos olhos de Deus,pois voçe sabe que nãopassa de um pobre ser esmiuçado,poisso se detem em fazer estardios profanos e maldosos respeito de uma verdade à qual voçe conhese muito bem.Então pare de fazer o papelda propia besta,(pois o falso profeta voçe já é né.)Bem finalizo as minhas palavras dizendo que ainda e tempo de voutar,se caso voçe queira sair do lago de fogo e enxofre...!

Segue o meu direito de resposta:


Resposta para o w.lima

Estimado irmão em Cristo

É um prazer tê-lo conosco; obrigado pelo comentário; sinta-se a vontade para participar  como bem entender.

Como já foi dito inúmeras vezes, aqui só não tem lugar o segregacionismo religioso, a arrogância, o orgulho e a prepotência.



Falando nisso; em relação ao seu comentário:

"...povo santo,raça eleita a menina dos olhos de Deus"

Isso somente enxergam os adventistas! Sua igreja não é nem de longe semelhante ao modelo instituído por Cristo. E nem faz o mínimo de força para "fiel e honestamente" seguir a Bíblia.

Apenas dois versículos, repito DOIS VERSÍCULOS Bíblicos, desqualificam a igreja adventista e TODOS OS SEUS MEMBROS, sejam pequenos ou sejam Pastores:

"Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me." Mateus 19:21

"...E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo necessidade de cada um." Atos 2:45

Portanto não venha com essa argumentação furada que sua igreja é a única que tenta seguir a Bíblia e blá, blá, blá.

Na verdade a sua igreja NEM TENTA SER O MÍNIMO PARECIDA com a igreja que Cristo deixou.


Continuando...

"Portanto lave sua boca seu facinora,pra poder falar de um povo santo,raça eleita a menina dos olhos de Deus,pois voçe sabe que não passa de um pobre ser esmiuçado,poisso se detem em fazer estardios profanos e maldosos respeito de uma verdade à qual voçe conhese muito bem".


RESPOSTA:
Os fariseus, assim como você, tinham o costume de lavar as mãos muitas vezes antes de comer. Deve ser por isso que aconselha a lavar sete vezes a boca.

Se você não sabe, vivemos num Estado Democrático de Direito; e todos têm o direito constitucionalmente garantido; de expressar suas idéias e opiniões. Portanto a REPRESSÃO que seus pastores exercem sobre vocês membros da IASD; NÃO FUNCIONA AQUI.

Na sua igreja NINGUÉM tem o SAGRADO DIREITO DA DÚVIDA! O questionamento é proibido! As mentes são silenciadas! O PENSAMENTO CRÍTICO é inibido!  


E foi exatamente pela ausência da duvida, que Eva aceitou o engano com imensa facilidade; legando para toda a raça humana a punição! Bastava ela QUESTIONAR satanás por apenas um instante e a verdade teria aparecido...     

Agindo dessa maneira as pessoas transformam-se em autômatos (assim como você) programados a dedicarem todas as suas miseráveis vidas a sustentar na vida mansa um bando de parasitas e suas famílias - pastores e afins... 

O ÚNICO MECANISMO EFICAZ para proteger os seres humanos dos enganos e das mentiras praticadas por gente desonesta de todo tipo e calibre; É o PENSAMENTO CRÍTICO.


"E ele disse: Se agora tenho achado graça aos teus olhos, dá-me um sinal de que és tu que falas comigo." Juízes 6:17


É A DUVIDA INQUIRIDORA que move os seres humanos em direção da VERDADE.


É ela que nos faz enxergar alem dos belos ternos e gravatas e da fala bonita!


"Amados, não creiais a todo o espíritomas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. 1 João 4:1 


Ou seja: Duvidem, Questionem!  "Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas." Mateus 10:16


   
Sem esse mecanismo; os seres humanos tornam-se alvo fácil dos “criminosos de colarinho branco” e os 171” da vida. 


"E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas..."
2 Pedro 2:3



Sem o princípio da duvida; as pessoas acabam comprando “gato por lebre”. 


São enganadas mais facilmente, pois NÃO QUESTIONAM ABSOLUTAMENTE NADA!





Compram produtos com defeito, mas...

- Pessoa livre (assim como eu) = Meu prezado irmão ASD; isto está estragado.

- ASD (assim como você) =  “Foi o pastor que disse que tá bom; então não tá estragado não!”

- Pessoa livre = Rapaz; isso está até mofado!

- ASD = “NÃO INTERESSA! O PASTOR FALOU QUE TÁ NA BÍBRIA; INTÃO NÃO TÁ ESTRAGADO NÃO!”

- Pessoa livre = Você não está sentindo o cheiro de podre?

- ASD = “PRA MIM TÁ ATÉ CHEROSO”

- Pessoa livre =  “Bem; se é assim que você acredita; eu fico com o coração apertado; mas não posso fazer mais nada; pode comer a vontade então.

- ASD = “NEGATIVO; NÃO VOU COMER SOZINHO NÃO; VOCÊ VAI COMER COMIGO SE NÃO VAI PARA O INFERNO; SE NÃO ABRIR A BOCA VOU EMPURRAR PELA SUA GOELA A FORÇA”.

- Pessoa livre = Se der mais um passo eu ligo para o 190.

É mole?



Bem finalizo as minhas palavras dizendo que ainda e tempo de voutar,se caso voçe queira sair do lago de fogo e enxofre...!


É desse tipo de atitude que me refiro quando digo que os ASD são hipócritas e demagogos


Para eles "Deus ter misericórdia de alguém"  significa "CONVERTER TODOS AO ADVENTISMO"! Isso é inadmissível uma vez que parte da premissa que condiciona a vontade de Deus à vontade dos ASD




E qual é a vontade deles? Todos virarem adventistas é obvio! Só que a vontade de Deus é totalmente oposta a este egoísmo desprezível:  




"O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se." 2 Pedro 6:9 


E arrepender-se de que? 


"Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar." Isaias 55:7


"Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus." 1 Cor 6:10


Por acaso estes versos citam "VIRAR MEMBRO DESTA OU DAQUELA IGREJA"? 

Agradeço; mais essa Graça eu  já recebi a muito tempo. Espero que Deus lhe conceda na mesma medida também.

Quanto ao lago de fogo e enxofre esse está reservado dentre outros a besta e ao falso profeta. Falando em Besta,  não sou eu quem carrego no meu nome o numero da Besta:
  


 ELLEN GOULD WHITE 
  (50+50)+(5+50+500)+(5+5+1)
          
  O resultado é 666, o numero da besta.

    Vale lembrar que o caráter W tem o valor de V + V, ou seja, 5 +  5.

Já notaram que as obras de Ellen Gould White escondem sempre o seu nome completo? É sempre Ellen G. White. Coincidência ou propositalmente?


Quanto a falso profeta, não preciso dizer mais nada!




Um abraço



E que o Altíssimo lhe abra os olhos e ilumine a sua vida.



O Editor 

NOS BASTIDORES DA IASD

POR DETRÁS DA MASCARA:


Elson Cunha Lima, Auditor da Associação Brasil 
Central da Igreja Adventista do 7º Dia, 
agride o Dr. Witer Elias de Siqueira 
no 9º Juizado Especial Civil de Goiânia


Auditor da Associação Brasil Central agride advogado de congregação que discorda de venda de templo

Até parece inacreditável o que está acontecendo com a Igreja Adventista do Sétimo Dia do Residencial Felicidade!


Os humildes membros da Igreja, com muito esforço conseguiram comprar o terreno e, com muito sacrifício, conseguiram construir a Igreja na qual se congregam. 

Mas a Associação Brasil Central decidiu, arbitrariamente, sem a mínima possibilidade de acordo com os irmãos, acabar com a Igreja do Residencial Felicidade, vender o Templo e ficar com o dinheiro! E o mais incrível: tudo isso sem oferecer nenhum outro local onde os irmãos pudessem se reunir! 


A decisão da ABC me impressionou tanto que resolvi advogar a causa dos sofridos membros da Igreja, com o objetivo de impedir seu fechamento, uma vez que defendo a construção de mais Igrejas e a salvação de mais e mais pecadores!



Na busca de uma solução pacífica para este dilema, foi marcada para o dia 5 de outubro de 2010 a Audiência de Conciliação no 9º Juizado Civil de Goiânia. 


Ao longo da Audiência de Conciliação, mesmo com 20 anos de advocacia nos Estados Unidos, fiquei impressionado com o método sarcástico usado pelo Dr. Anízio Araújo, advogado da ABC, método confirmado pelo Sr. Elson Cunha Lima, auditor da ABC, que mentiram em juízo, ao declararem que a ABC jamais elaborou qualquer plano para vender a Igreja do Residencial Felicidade! O mais incrível é que todo esse falso argumento caiu por terra quando o Dr. Anízio revelou seu pleno despreparo ao ser traído pelas próprias palavras quando declarou que a Igreja do Residencial felicidade foi avaliada em R$ 80.000,00 visando uma possível futura negociação.

Mas o pior aconteceu quando, após mais de uma hora de infrutífera audiência sem nenhuma conciliação devido ao fato de o Dr. Anízio afirmar categoricamente que a ABC não faria nenhum acordo para manter a Igreja do Residencial funcionando normalmente, saindo da sala de conciliação o Auditor da Associação Brasil Central, Sr. Elson Cunha Lima, perdeu todo o seu equilíbrio emocional, invalidou todo o seu aparente cristianismo e, de forma irracional partiu para a violência física, ao me agredir violentamente, me sufocando numa incontida explosão de raiva! A horripilante cena só não foi pior porque funcionários do Tribunal, uma Psicóloga Jurídica, advogados, o policiamento do Tribunal e autoridades presentes se envolveram na cena macabra em minha defesa! 

Estou escrevendo para pedir a todos que continuem orando por nós, a fim de permanecermos firmes na fé, enquanto aguardamos o dia 9 de novembro de 2010 quando o Juiz dará a sentença final para esta causa incrível que marcará a história da Igreja em Goiás e minha vida advocatícia.

Todos que desejarem obter qualquer informação adicional sobre este fato inusitado, entrem em contato comigo, que permaneço de coração aberto ao Céu e ao povo de Deus!


Dr. Witer Elias de Siqueira

Advogado – Attomey At Law
(62) 3086-0981

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

DIREITO DE RESPOSTA

Esta pagina eletronica tem como um dos seus objetivos, o exercício pleno do principio assegurado pelo artigo 5º, inciso LV da Constituição Federal: "audiatur et altera pars", que significa “ouça-se também a outra parte”.

Essa vai em homenagem a um comentarista que resolveu dar chilique e espernear, achando que aqui as coisas funcionam igual na igreja dele (IASD). Por questões éticas não vou mencionar seu nome, mas todos podem conferir nos comentários do artigo: Pérolas Adventistas Parte I






DEUS EXISTE?

Alemanha. Inicio do século 20

Durante uma conferência com vários universitários, um professor da Universidade de Berlim desafiou seus alunos com esta pergunta:

“Deus criou tudo o que existe?”


Um aluno respondeu valentemente:
“Sim, Ele criou.”

“Deus criou tudo?”
Perguntou novamente o professor.

“Sim senhor”, respondeu o jovem.

O professor respondeu:
“Se Deus criou tudo, então Deus fez o mal? Pois o mal existe, e partindo do preceito de que nossas obras são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau?”

O jovem ficou calado diante de tal resposta e o professor, feliz, se regozijava de ter provado mais uma vez que a fé era um mito.

Outro estudante levantou a mão e disse:

“Posso fazer uma pergunta, professor?”

“Lógico.” Foi a resposta do professor.

O jovem ficou de pé e perguntou:

“Professor, o frio existe?”

Que pergunta é essa? Lógico que existe, ou por acaso você nunca sentiu frio?”

O rapaz respondeu:

“De fato, senhor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é a ausência de calor. Todo corpo ou objeto é susceptível de estudo quando possui ou transmite energia, o calor é o que faz com que este corpo tenha ou transmita energia.

O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Nós criamos essa definição para descrever como nos sentimos se não temos calor”

“E, existe a escuridão?”
Continuou o estudante:

O professor respondeu: “Existe.”

O estudante respondeu:

“Novamente comete um erro, senhor, a escuridão também não existe. A escuridão na realidade é a ausência de luz. A luz pode-se estudar, a escuridão não! Até existe o prisma de Nichols para decompor a luz branca nas várias cores de que está composta, com suas diferentes longitudes de ondas.

A escuridão não!

Um simples raio de luz atravessa as trevas e ilumina a superfície onde termina o raio de luz.
Como pode saber quão escuro está um espaço determinado? Com base na quantidade de luz presente nesse espaço, não é assim? Escuridão é uma definição que o homem desenvolveu para descrever o que acontece quando não há luz presente”



Finalmente, o jovem perguntou ao professor:

“Senhor, o mal existe?”

O professor respondeu:

“Claro que sim, lógico que existe, como disse desde o começo, vemos estupros, crimes e violência no mundo todo, essas coisas são do mal.”

E o estudante respondeu:

“O mal não existe, senhor, pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência do bem, é o mesmo dos casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus.

Deus não criou o mal.

Não é como a fé ou como o amor, que existem como existem o calor e a luz.

O mal é o resultado da humanidade não ter Deus presente em seus corações.

É como acontece com o frio quando não há calor, ou a escuridão quando não há luz.”

Por volta dos anos 1900, este jovem foi aplaudido de pé, e o professor apenas balançou a cabeça permanecendo calado…

Imediatamente o diretor dirigiu-se àquele jovem e perguntou qual era seu nome?

E ele respondeu:

“ALBERT EINSTEIN.”



terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Trio Elétrico de parada gay “fica mudo” em frente a Igreja

Um “Trio Elétrico” vem ligado no máximo. Atrás do potente caminhão de som, milhares de foliões GLBT vêm no embalo. Ao entrar numa rua que tem um templo da Igreja Universal do Reino de Deus, o som do caminhão cessa. Gritos histéricos são ouvidos no meio da multidão Uma grande coincidência ou uma demonstração do poder de fé dos evangélicos?



O fato aconteceu durante o desfile da Parada Gay, edição 2010 em Porto Velho, capital de Rondônia. Por volta de 21hs, logo após entrar na Rua Joaquim Nabuco, o caminhão abre-alas da Parada Gay que levava a diretoria e convidados do Grupo Gay de Rondônia sofreu uma pane no sistema de som, parando de funcionar. A música que bombava no momento era “Rainnig Man”. Os técnicos de som não conseguiram fazer o “Trio Elétrico” funcionar. Simplesmente a potente máquina de som parou.



Ato contínuo, os participantes do desfile começaram a reclamar da falta de música. Alguns mais exaltados chegaram a bater e arremessar latas contra o caminhão. De nada adiantou. O desfile seguiu em silêncio, enquanto passava em frente a igreja que fica no local. A balada gay só voltou a “pegar fogo”, na esquina da Rua Joaquim Nabuco com a avenida Sete de Setembro, quando a caminhão saiu da rua citada.



Com a palavra o leitor. Coincidência ou o poder da fé?

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

MÓDULO I - BIBLIOLOGIA

A Bíblia está cheia de erros, falhas, contradições…

No primeiro módulo do curso Teológico em Santa Cruz do Capibaribe, estamos analizando a matéria "Bibliologia - Introdução Biblica Geral", e preparamos esse artigo especialmente para os nossos alunos e visitantes. Muitos gostam de enfatizar discussões sobre hipotéticos erros da bíblia. Pois bem, a estas pessoas cujas vidas são uma constante indagação, fizemos o favor de relacionar quais os erros que elas tanto procuram.
 

 

VEJAM OS ERROS QUE SE ENCONTRAM NA BÍBLIA:

A Bíblia está CHEIA de erros
- o primeiro erro foi quando Eva duvidou da Palavra de Deus;
- o segundo erro aconteceu quando seu esposo fez o mesmo;
- e assim erros e mais erros ainda estão sendo cometidos…
- porque as pessoas insistem em duvidar da Palavra de Deus.

A Bíblia está CHEIA de contradições
-Ela contradiz o orgulho e o preconceito;
-Ela contradiz a lascívia e a desobediência;
-Ela contradiz o seu pecado e o meu.

A Bíblia está CHEIA de falhas
-porque Ela é o relato de pessoas que falharam muitas vezes ;
-assim foi com a falha de Adão;
-com a falha de Caim;
-e a de Moisés;
-bem como a falha de Davi e a de muitos outros que também falharam.
-Mas Ela é também o relato do amor infalível de Deus.

Deus NÃO ESCREVEU a Bíblia
-para pessoas que querem jogar com as palavras;
-para aqueles que gostam de examinar o que é bom, mas sem fazê-lo;
-para o homem que não acredita porque não quer.

O homem moderno DESCARTOU os ensinamentos da Bíblia
-pelas mesmas razões que outros homens tem descartado através da história
-por grande ignorância a sua verdadeira mensagem e conteúdo;
-intransigente apatia em recusar considerar suas declarações;
-bem conhecidos pseudocientistas posando de críticos honestos;
-convicção secreta de que este Livro está certo e de que os homens estão errados.

Somente uma pessoa PRECONCEITUOSA acreditaria que:
-os ensinamentos bíblicos são passados e irracionais, sendo princípios arcaicos e sem propósito;
-a Bíblia está cheia de discrepâncias e afirmações inaceitáveis;
-Ela só poderia ser trabalho irrelevante e não inspirado de meros homens.

A Bíblia é, afinal, somente mais um LIVRO RELIGIOSO
-para milhares que não se arriscam serem honestos consigo mesmos e com Deus;
-para os que têm medo de aceitar o desafio do próprio Deus a um exame honesto;
-para os que não querem examiná-la a fundo porque Ela diz verdadeiramente como os homens são.

E você não pode ENTENDER ou CONFIAR no que a Bíblia diz
-a menos que você esteja disposto a considerar as evidências e encarar face a face o AUTOR!

Autor Desconhecido.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O que é ser Cristão?

            Vivemos entre extremos. Ou somos defensores do conhecimento doutrinário ortodoxo, intelectual (e poucos são), porém sem estar aliado à piedade, à prática Cristã, sem quebrantamento, sem humilhação (um evangelho que fica na cabeça e não desce no coração), ou ficamos (como muitos) no extremo de deturpar grandemente a doutrina reformada, defensora da Soberania de Deus, a sã doutrina, a doutrina da graça de Deus, para aderir a um emocionalismo esquisito, sem fundamento bíblico, cheio de promessas de prosperidade e solução fácil para todos os problemas, onde a ênfase é no homem e não na glória de Deus. Estamos esquecidos do que os reformadores, ensinados pelo Espírito Santo, defendiam: SOLA SCRIPTURA, SOLA GRATIA, SOLA FIDE, SOLI DEO GLORIA.
            Diante disso, desse triste quadro, às vezes desanimador, sentimos que Deus nos tem mostrado um referencial que cremos ser uma luz de esperança.
            Somente o cristianismo dará vida ao mundo!



segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Vale tudo pra vender mais!

Dom Palmeira me ensinou que isso se chama:

(resposta abaixo das imagens)




ENGANAR OS OUTROS...





Os Adventistas do Sétimo Dia e a Doutrina da Trindade: Parte II

Revista Ministério (órgão oficial da IASD) Publica Resposta Oficial sobre a Trindade



O artigo diz que a Trindade foi uma revelação gradual até para os anjos, responsabiliza a Deus pelo surgimento do pecado no coração de Lúcifer, contraria revelações dadas à Sra. White e pode justificar até a aceitação de famílias homossexuais.


A última edição da revista Ministério (março/abril de 2003) traz extenso artigo em defesa da Trindade. Embora considere pessoalmente o autor como um amigo, de bom coração e honesto, pois o conheci no tempo em que trabalhei na CPB, concluo após a primeira leitura do texto (farei outras!) que:


(1) fundamenta-se na imaginação de teólogos contemporâneos, em lugar da Bíblia, que é citada em passagens dissociadas do tema proposto; (2) contradiz a revelação dada à irmã White em relação ao início do Grande Conflito; pois (3) apresenta a Trindade como uma revelação gradual até para os anjos, (4) supondo ainda que este fato teria sido a razão para o descontentamento inicial de Lúcifer. Ou seja:



A) Atribui a origem do pecado à omissão divina de não revelar inicialmente aos anjos a existência da Trindade. Lúcifer teria se rebelado por causa do convite feito por Deus ao arcanjo Miguel, sem saber (ele e os anjos) que Miguel era, de fato, Deus Filho, disfarçado de anjo, e convivendo com eles como se fosse criatura. Diz ele:


"E aqui está o âmago da questão: os anjos não sabiam que o arcanjo Miguel, que eles tinham na conta de um companheiro, de um anjo como tantos outros, era na verdade o Criador deles, o Filho Unigênito de Deus, a segunda Pessoa da Trindade, o Verbo Divino, através do qual todas as coisas haviam sido criadas. Até aquele momento eles não sabiam que Deus era uma Trindade, e que uma das Pessoas da Trindade, a Segunda, habitava entre eles na forma de um anjo!" (Pág. 18.)

Sobre encontrar explicações para a origem do pecado, convém relembrar o que escreveu a Sra. White:

"É impossível explicar a origem do pecado de maneira a dar a razão de sua existência. Todavia, bastante se pode compreender em relação à origem, bem como à disposição final do pecado, para que se faça amplamente manifesta a justiça e benevolência de Deus em todo o Seu trato com o mal. Nada é mais claramente ensinado nas Escrituras do que o fato de não haver sido Deus de maneira alguma responsável pela manifestação do pecado; e de não ter havido qualquer retirada arbitrária da graça divina, nem deficiência no governo divino, para que dessem motivo ao irrompimento da rebelião. O pecado é um intruso, por cuja presença nenhuma razão se pode dar. É misterioso, inexplicável; desculpá-lo corresponde a defendê-lo. Se para ele se pudesse encontrar desculpa, ou mostrar-se causa para a sua existência, deixaria de ser pecado." O Grande Conflito, págs. 492-493.


B) Apresenta um conceito de Mediação estranho à Biblia, pois supõe que mesmo antes do surgimento do pecado no Céu ou em outros mundos em que o pecado não tenha ocorrido, haveria necessidade da intercessão de Jesus Cristo, que intermediaria o contato dos seres criados com Deus, em função da desigualdade entre criaturas e o Criador. Para o autor, Jesus era o Mediador entre os anjos e Deus sem que estes soubessem. Assim, já não é o pecado que faz separação entre o homem e Deus, mas simplesmente a sua condição de criatura.


"Os anjos ficaram assombrados com a revelação de que o arcanjo Miguel era o Filho de Deus e 'alegremente reconheceram a supremacia de Cristo, e, prostrando-se diante dEle, extravasaram seu amor e adoração'.12 Mas o que estava Cristo fazendo entre eles, como anjo? Antes que o Verbo Se manifestasse na carne e habitasse entre os homens, Ele adotou a aparência de anjo e habitou entre os anjos, assumindo pela primeira vez o Seu papel de mediador.


"É preciso ter em mente que não só os seres caídos, mas também os não caídos têm necessidade de um mediador entre eles e Deus, pois 'há misteriosos abismos a serem atravessados, mesmo onde o pecado não perpetrou a sua obra de ruptura nas mentes criadas! Obviamente, um enorme ato de mediação é necessário, a fim de cobrir as infinitas distâncias que inevitavelmente existem entre o Criador e Suas criaturas'.13" (Pág. 19.)

A primeira frase entre aspas foi retirado de seu contexto no livro Patriarcas e Profetas, pág. 36 para dar a impressão de que estaria de acordo com as revelações recebidas por ela em visão. Você confirá isto ao ler o item D desta seqüência.

Já o segundo trecho entre aspas não foi extraído de algum texto inédito da Sra. White como alguns poderão supor. É de uma apostila de Carsten Johnssen, da Andrews University, intitulada "Como Poderia Lúcifer Conceber a Idéia de Rivalizar-se com Jesus Cristo?". Como se vê, a obra pretende encontrar explicações lógicas para a origem do pecado.



C) Compara a divindade a uma família desestruturada, distorcendo o claro ensino bíblico de que Deus, quando decidiu criar o homem à Sua imagem e semelhança moldou no barro apenas um exemplar da nova espécie de seres e, deste primeiro homem, retirou sua companheira. Soprou Seu espírito (ruach), fôlego de vida, energia vital, nas narinas de Adão, e Eva já surgiu com o mesmo espírito, poder para viver, não sendo necessário que Deus o soprasse novamente em suas narinas. Eva já existia em Adão.



Do mesmo modo, o Filho possui idêntico espírito ao Pai e esse espírito não é uma terceira pessoa. Pois, quando a divindade quis representar-se através de criatura, providenciou apenas dois seres, sendo que Eva estava contida em Adão, do mesmo modo que o Filho desde a eternidade esteve contido no Pai e não foi criado, mas gerado por Ele em algum momento a partir de Sua própria substância.


Se Eva pudesse ser comparada a um clone de Adão, pois estivera contida nele na criação, tendo, portanto, a mesma idade e procedência, formando literalmente com ele uma só carne, o Filho igualmente poderia ser apontado, em linguagem humana e imperfeita, como o Perfeito Clone do Pai. Como escreveu o apóstolo:

"Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus." Colossenses 1:15-20.


"Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas, tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles. Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho?" Hebreus 1:1-5.

"Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo. ...Porque, na verdade, o homem não deve cobrir a cabeça, por ser ele imagem e glória de Deus, mas a mulher é glória do homem. Porque o homem não foi feito da mulher, e sim a mulher, do homem." 1 Coríntios 11:3, 7-8.


"...Porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo." Efésios 5:23.

A amorosa submissão do Filho ao Pai e o amor incondicional do Pai para com o Filho, deveria servir de exemplo para cada casal humano. Mas a Trindade não se parece com um casal. Pelo contrário, pode representar, no mínimo, uma família complicada, moderna, em que o Filho não foi gerado pelo Pai, mas por um terceiro, o Espírito. E se os três são iguais em tudo, como irmãos gêmeos, o Filho termina sobrinho de Si mesmo e o Pai, tio do Filho.

A comparação infeliz não termina por aí.

"Essa família Trinitária serve de modelo para a família humana, pois Gênesis 2:24 diz que o homem se une à sua mulher, tornando-se “uma só carne”. Ora, marido e mulher são duas pessoas, mas o amor substancia essa união, fazendo com que dois sejam um. Assim também é o amor que une a Trindade." (Pág. 17.)


"Israel estava cercado por nações politeístas. Assim, a insistência do Antigo Testamento em dizer que Deus é um só tinha por objetivo combater a idéia desses deuses pagãos. [Que absurdo insinuar que a singularidade do Deus de Israel era apenas força de expressão!] Deus não queria que o Seu povo acreditasse que Ele fosse igual a esses supostos deuses, geralmente constituídos por um deus superior, masculino, sua esposa e filho e mais uma porção de deuses menores." (Pág. 20.)



Segundo o texto temos na Trindade uma "família divina", modelo, que se opõe às famílias divinas dos pagãos, que eram compostas de pai, mãe e filho. Neste caso, que tipo de família seria a Trindade? Não tenha medo de concluir! Seria exatamente o modelo de família que os homossexuais hoje buscam, composta de dois integrantes de um mesmo gênero e seu filho. Note, um é chamado Pai, mas foi o outro que gerou o Filho! E para completar, a palavra "espírito" em hebraico (ruach) é feminina e no grego (pneuma) pertence ao gênero "neutro".



Desculpe-me, leitor, a irreverência, mas, se a Igreja insistir nesse posicionamento errôneo acerca de Deus, a próxima edição do Hinário Adventista poderia conter, sem nenhum constrangimento teológico, a letra daquele "hino", gravado na década de 80: "Ser um homem feminino / Não fere o meu lado masculino / Se Deus é menina e menino / Sou masculino e feminino..."


D) Estas citações da Sra. White também contradizem o principal argumento do artigo, de que a Trindade foi uma revelação gradual até para os anjos:

"O Soberano do Universo não estava só em Sua obra de beneficência. Tinha um companheiro - um cooperador que poderia apreciar Seus propósitos, e participar de Sua alegria ao dar felicidade aos seres criados. "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus." João 1:1 e 2. Cristo, o Verbo, o Unigênito de Deus, era um com o eterno Pai - um em natureza, caráter, propósito - o único ser que poderia penetrar em todos os conselhos e propósitos de Deus." Patriarcas e Profetas, pág. 34.

(Não á nenhuma citação ao Espirito Santo)


"Não tinha havido mudança alguma na posição ou autoridade de Cristo. A inveja e falsa representação de Lúcifer, bem como sua pretensão à igualdade com Cristo, tornaram necessária uma declaração a respeito da verdadeira posição do Filho de Deus; mas esta havia sido a mesma desde o princípio." Patriarcas e Profetas, pág. 38.
(Mais uma vez, nada sobre o Espirito Santo)

"Cristo era reconhecido como o soberano do Céu; Seu poder e autoridade eram os mesmos de Deus." História da Redenção, pág. 14. ( E o Espirito Santo?)

"Antes da manifestação do mal, havia paz e alegria por todo o Universo. Tudo estava em perfeita harmonia com a vontade do Criador. O amor a Deus era supremo; imparcial, o amor de uns para com outros. Cristo, o Verbo, o Unigênito de Deus, era um com o eterno Pai - um na natureza, no caráter e no propósito - o único Ser em todo o Universo que poderia entrar nos conselhos e propósitos de Deus. Por Cristo, o Pai efetuou a criação de todos os seres celestiais. "NEle foram criadas todas as coisas que há nos céus ... sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades (Col. 1:16); e tanto para com Cristo, como para com o Pai, todo o Céu mantinha lealdade." O Grande Conflito, pág. 493.
(sendo Jesus o Único ser que poderia entrar nos propositos de Deus eu pergunto: e o Espirito Santo onde fica?). 


"As elevadas honras conferidas a Lúcifer não eram apreciadas como um dom de Deus, e não despertavam gratidão para com o Criador. Ele se gloriava em seu resplendor e exaltação, e aspirava a ser igual a Deus. Era amado e reverenciado pela hoste celestial. Anjos deleitavam-se em executar suas ordens, e, mais que todos eles, estava revestido de sabedoria e glória. Todavia, o Filho de Deus era o reconhecido Soberano do Céu, igual ao Pai em poder e autoridade. Em todos os conselhos de Deus, Cristo tomava parte, enquanto a Lúcifer não era assim permitido entrar em conhecimento dos propósitos divinos." O Grande Conflito, pág. 495.

E ainda, sobre Lúcifer: "Tudo que era simples ele envolvia em mistério, e mediante artificiosa perversão lançava dúvida às mais compreensíveis declarações de Jeová." O Grande Conflito, pág. 497.


Afinal, os adventistas crêem ou não nas revelações feitas por Deus a Ellen G. White?

E) Desde a primeira frase do artigo, o autor usa a imaginação para colocar a Palavra de Deus em dúvida: "Imaginemos que Deus fosse apenas uma Pessoa..." (Pág. 17.) Ele apenas imagina e chega a conclusões fundamentadas nessa imaginação. Por exemplo: não diz quando os anjos teriam descoberto que havia uma terceira pessoa divina, invisível, o Espírito Santo, trabalhando no coração deles, mas afirma que isso aconteceu.

"Nenhuma menção é feita na Bíblia e nos escritos de Ellen White sobre a obra do Espírito Santo antes da Criação. Ellen White diz apenas que “o Pai, o Filho e o Espírito Santo deram-se a Si mesmos ao estabelecerem o plano da redenção”.15 Entretanto, como sabemos pela Palavra de Deus que uma de Suas atribuições é “convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (João 16:8), podemos imaginar que durante a rebelião de Lúcifer o Espírito Santo atuou no coração e na mente dos anjos, incluindo o querubim cobridor, procurando convencê-los, “com gemidos inexprimíveis” (Rom. 8:26), de que Lúcifer estava enveredando pelo caminho do pecado e que Deus é justo.

"O Espírito de Deus conseguiu convencer dois terços de anjos, mas um terço, infelizmente, não Lhe deu ouvidos. Podemos concluir, portanto, que Lúcifer e seus anjos pecaram contra o Espírito Santo e não puderam mais permanecer na santa atmosfera do Céu." (Págs. 19-20.)

Os parágrafos acima ilustram claramente o que acontece nesse e outros artigos preparados em defesa da Trindade. Usa-se a imaginação para suprir informações que a Bíblia não traz e chega-se a conclusões absurdamente equivocadas, como essas do meu amigo Rubem Schefell.